quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Um pouco sobre o barroco


Principais obras barrocas

Estrangeiras :

Vocação de São Mateus - Caravaggio 

O Conde Duque de Olivares - Velazquez 









O Jardim do Amor - Rubens 






Aula de Anatomia.- Rembrandt






Brasileiras:

Igreja de São Francisco de Ouro Preto - Mestre Ataíde

.

Ceia - Aleijadinho



Gabriel Ribeiro - Igreja da Ordem Terceira de São Francisco


igreja das chagas Igreja das Chagas será restaurada



Principais artistas barrocos europeus

Europeus:

O mais influente pintor deste período foi o italiano Caravaggio, famoso pelas pinturas religiosas nas quais os contrastes entre a luz e sombra na modelação dos corpos e dos espaços introduz uma atmosfera dramática de intensa espiritualidade.

A pintura barroca flamenga afirmou-se através do trabalhos de dois artistas, bastante diferentes entre si: Peter Paul Rubens, autor de uma pintura vigorosa, sensual e teatral, e Rembrandt van Rijn, pintor que executou inúmeros auto-retratos inspirados na linguagem intensa e dramática de Caravaggio.

Na Espanha, a pintura atingiu um elevado nível artístico, protagonizada por Diego Rodríguez da Silva e Velásquez,Bartolomeu Murillo e Francisco Zurbarán. Velásquez, pintor oficial da corte e um dos mais originais artistas barrocos.

Caravaggio

Rembrandt Van Rijn 


Principais artistas Barrocos Brasileiros




Podemos citar como o mais importante pintor barroco o Aleijadinho,o pintor mineiro 
Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
Na literatura podemos citar Bento Teixeira que é
 considerado o marco inicial do Barroco literário no Brasil, e tido, por algum tempo, como o primeiro poema impresso de autor brasileiro.E também Gregório de Matos Apelidado de Boca do Inferno (devido linguagem maliciosa e ferina com que criticava pessoas e instituições da época).Foi o mais importante poeta do Barroco Brasileiro.





Aleijadinho





BARROCO NO BRASIl













A pintura de temática religiosa é a principal característica da arte pictórica brasileira, durante sua fase barroca. Trata-se da pintura encarada, via de regra, como ornamento complementar ao conjunto arquitetônico, vista como obra monumental e decorativa, mais um acessório ao trabalho principal, que nesse caso, seria a própria igreja ou capela.

Minas Gerais teve um grande mestre da pintura religiosa monumental, durante o período barroco, Manuel da Costa Ataíde (1762-1830) cuja obra revela um excepcional domínio técnico da perspectiva, numa época em que os pintores não se consideravam e nem eram considerados como artistas livres, criadores plenamente conscientes de sua individualidade, pois pertenciam à classe humilde dos artífices. Seus trabalhos foram realizados principalmente em forros de igrejas, embora também possam ser encontrados alguns painéis em sacristias e paredes laterais de igrejas e ainda algumas poucas pinturas sobre tela. Seus trabalhos podem ser ainda hoje apreciados na igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Ouro Preto, na igreja de N. Srª. do Rosário, em Mariana e na igreja de Santo Antonio, em Santa Bárbara, mas, aquela que, sem dúvida, pode ser considerada como sendo sua obra-prima, é a N. Srª. da Porciúncula, no teto da nave da igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Características do barroco


Apesar dos diferentes estilos nos diferentes países e regiões,este estilo apresentou algumas características comuns, como:


. A tendência para a representação realista;
.A procura do movimento e do infinito; a

.Tentativa de integração das diferentes disciplinas artísticas;
.Emocional sobre o racional: o seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio;
.Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas,violentos contrastes de luz e sombra;
.Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida;
.A amplitude, a contorção e a exagerada riqueza ornamental, ausência de espaços vazios e o gosto pela teatralidade.

Origem da Arte Barroca



O barroco se desenvolveu após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.Os artistas barrocos eram,na maioria das vezes,patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. 

O que é a arte barroca? Quando surgiu?


O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O barroco surgiu na Itália no século XVII, e se espalhou por outros países europeus como,a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.